Os Estados Unidos e a China planejam iniciar negociações para estabelecer um tratado de investimentos, disseram autoridades americanas. As conversações serão anunciadas oficialmente como parte do Diálogo Econômico Estratégico de dois dias, realizado em Washington, informaram as autoridades.
Não é certo se os dois países conseguirão chegar a um acordo sobre um tratado bilateral. Representantes do setor privado, que acompanham as conversas que acontecem há mais de um ano e meio, disseram que o tratado provavelmente não cobrirá algumas áreas, como os serviços financeiros. Mas autoridades dos EUA disseram que nada está fora da mesa de negociação.
"Acreditamos ter uma boa chance de conseguir negociar um acordo com a China que irá atender os elevados padrões dos tratados bilaterais de investimentos dos EUA", disse uma autoridade a repórteres, em conferência por telefone. Ele acrescentou que será "uma negociação bastante desafiadora".
Os EUA têm tratados de investimentos com quase 40 países, que são desenhados para facilitar que um país invista no outro por meio de regras recíprocas sobre questões básicas, como arbitragem.