O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, disse hoje que o novo programa de incentivo à economia do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) está em conflito com os acordos internacionais. Schaeuble afirmou ainda que está preocupado com seus efeitos.

continua após a publicidade

Os Estados Unidos não podem resolver seus problemas econômicos com déficits maiores e irão ainda criar “problemas adicionais para o mundo”, disse Schaeuble no programa de notícias “Tagesthemen”, da TV alemã, ontem à noite. O não acúmulo de déficits “foi a política comum com a qual todos os países industriais e também os EUA se comprometeram no encontro do G-20 em Toronto”, disse o Schaeuble.

O ministro disse que a Alemanha irá tratar de modo crítico a questão nas discussões bilaterais e também no encontro dos representantes das 20 maiores economias do mundo, na Coreia do Sul, na semana que vem. “Não acho que os americanos irão resolver seus problemas com isso”, disse o ministro. “(Eles) criarão mais problemas para o mundo.”

Perguntado se a chanceler Angela Merkel partilha das críticas sobre a decisão do Fed, o porta-voz de Merkel, Christoph Steegmans, disse que a chanceler já expressou a opinião de que a redução dos déficits orçamentários promovem o crescimento econômico e que os países deveriam agir juntos contra a crise. “A posição do governo não mudou”, disse Steegmans. Ele também destacou que o Fed é independente. “A Alemanha respeita isso”, acrescentou. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade