A economia norte-americana criou um número menor que o esperado de vagas de emprego no mês passado, informou hoje o Departamento do Trabalho. O número de vagas criadas subiu 36 mil em janeiro, abaixo da previsão dos economistas, de criação de 136 mil vagas. O número de vagas oferecidas em dezembro foi revisado para 121 mil, ante os 103 mil informados anteriormente.
O relato do Departamento do Trabalho mostrou que o setor privado, que responde por cerca de 70% da força de trabalho, criou 50 mil novas vagas em janeiro, após a oferta de 139 mil vagas em dezembro. O setor privado tem criado vagas de trabalho há um ano, mas em ritmo insuficiente para levar a taxa de desemprego para próximo do nível anterior à recessão. O setor público cortou 14 mil vagas, especialmente na esfera municipal.
Taxa de desemprego
A taxa de desemprego nos EUA caiu para 9,0% em janeiro e ficou abaixo da estimativa dos economistas, que esperavam uma taxa de 9,5%. Em dezembro, a taxa de desemprego no país havia sido de 9,4%. As informações são da Dow Jones.