A economia dos Estados Unidos criou 244 mil empregos em abril, na medida em que o setor privado registrou o maior crescimento do número de novas vagas em cinco anos, informou hoje o Departamento do Trabalho. Os dados de março foram revisados levemente em alta, para mostrar um aumento de 221 mil empregos, ante a estimativa inicial de criação de 216 mil. Economistas esperavam a criação de 185 mil empregos em abril nos EUA.
Apesar de a economia norte-americana ter começado a crescer há quase dois anos, o ritmo da recuperação tem sido muito lento para recuperar todo o terreno perdido durante a profunda recessão em 2008 e no primeiro semestre de 2009. A economia dos EUA criou 1,5 milhão de empregos durante o ano passado, mas ainda há 7 milhões de vagas a menos no país em comparação com o nível observado antes da crise.
O relatório do Departamento do Trabalho mostrou ainda que os empregadores do setor privado, que representa cerca de 70% da força de trabalho do país, criaram 268 mil vagas em abril, a maior alta desde fevereiro de 2006. Em março, o emprego no setor privado subiu em 231 mil postos. O setor privado tem criado empregos há cerca de um ano, mas o ritmo não tem sido suficiente para levar a taxa de desemprego para os níveis anterior à recessão no país.
O documento apontou ainda que o setor manufatureiro criou 29 mil empregos em abril, depois de registrar 22 mil novas vagas em março. No setor de serviços, os maiores aumentos foram vistos no comércio varejista e de serviços profissionais e negócios, bem como em educação e saúde. O emprego no combalido setor da construção registrou outro ganho fraco. O setor da habitação continua a ser um empecilho muito grande para a economia.
O emprego no governo caiu em 24 mil vagas por causa principalmente dos recuos da força de trabalho nos governos estatais e locais, que estão lutando para fechar as lacunas de seus orçamentos. Os ganhos médios por hora trabalhada aumentaram US$ 0,03, para US$ 22,95. Durante o ano passado, os ganhos aumentaram somente 1,9%. A semana de trabalho média seguiu em 34,3 horas em abril.
Taxa de desemprego
A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu para 9,0% em abril, ante 8,8% em março, informou o Departamento do Trabalho. Este foi o primeiro aumento na taxa de desemprego norte-americana desde novembro do ano passado. Economistas esperavam que a taxa ficasse estável. As informações são da Dow Jones.