A Casa Branca anunciou nesta manhã tarifa de 25% sobre os US$ 50 bilhões em produtos chineses, ameaçando que poderá aplicar mais tarifas se a China decidir retaliar.
“Os EUA executarão uma tarifa de 25% sobre US$ 50 bilhões de bens da China que contêm tecnologias industriais significativas. Isto inclui bens relacionados ao plano estratégico da China – Made in China 2025 – para dominar as indústrias de alta tecnologia emergentes que dirigirão o futuro crescimento econômico para a china, mas que atingiriam o crescimento econômico para os Estados Unidos e muitos outros países”, de acordo com o comunicado da Casa Branca.
De acordo com o comunicado, estas tarifas são essenciais para prevenir transferências de tecnologia americana e propriedade intelectual para a China, “que protegerão os empregos americanos”.
A Casa Branca destacou ainda que os EUA adicionarão tarifas adicionais se a China decidir retaliar e impor tarifas sobre bens, serviços ou produtos agrícolas dos estados unidos, aumentar barreiras não tarifárias, ou tomar ações punitivas contra os exportadores americanos ou a empresas americanas que operam na china.