Trinta usinas do setor sucroalcooleiro já iniciaram suas operações de moagem de cana-de-açúcar da safra 2011/12 na região Centro-Sul, de acordo com informação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). As usinas estão antecipando a entrada de operação das usinas para acrescentar etanol aos estoques disponíveis para a entressafra, aumentando a margem de segurança para que não ocorra descontinuidade no abastecimento.
Na semana passada, o governo pediu ao setor que antecipasse o início da safra. Porém, a seca de 2010 afetou o desenvolvimento da cana que, na maior parte da região produtora, ainda não se encontra em seu estado de corte. “Nem todas as usinas têm condição de antecipar a colheita, pois nem sempre há cana disponível para moer com antecedência,” explica o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
Segundo a Unica, as 30 usinas que já estão processando 12% de toda a cana da região Centro-Sul do país, ou cerca de 65 milhões de toneladas anuais. A base desse cálculo é a moagem total estimada para a safra 2010/2011, de 557 milhões de toneladas. As chuvas recentes também atrapalham o início da safra.
Importação
O Brasil deverá importar cerca de 200 milhões de litros de etanol anidro dos Estados Unidos para o abastecimento do mercado no mês de abril, de acordo com informação do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz. Segundo ele, o etanol foi importado por grandes produtores e será utilizado para ser misturado à gasolina.
A expectativa é de que os primeiros navios cheguem no início de abril. Vaz explica que os últimos aumentos do etanol hidratado fez com que as vendas do combustível nos postos recuassem perto de 40% nos postos nos últimos dias. “Também já verificamos um aumento no uso da gasolina”, disse.
Com a expectativa de aumento do consumo da gasolina, o etanol anidro importado será utilizado para ser misturado na proporção de 25% neste volume novo que será consumido. Segundo Vaz, a Petrobras afirmou que está preparada para elevar de forma vigorosa a oferta da gasolina nas próximas semanas à medida que o consumidor for migrando do hidratado para o combustível fóssil, o que já vem sendo registrado com maior força nos últimos dias. Neste ano, a alta gradual dos preços do hidratado fez com que a migração do combustível renovável para a gasolina fosse mais lenta.
Segundo o economista Plínio Nastari, consultor da Datagro, estes embarques de anidro importado serão pontuais e a maioria tem como destino o Nordeste, região mais próxima dos Estados Unidos e onde o etanol chega mais barato por conta do menor frete. “Este etanol importado será utilizado para ser misturado na gasolina no Nordeste, substituindo o produto que seria trazido do Centro-Sul”, disse. Nastari afirma que a paridade atual torna vantajosa a importação de etanol norte-americano para o Nordeste.