Etanol e gasolina voltam a subir menos no IPC-S, diz FGV

Levantamento divulgado nesta quinta-feira, 23, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) por meio do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) mostrou que os preços médios do etanol e da gasolina voltaram a ter altas menos intensas nos postos de combustíveis. Na terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 22 de outubro), o valor médio do etanol subiu 0,56%, enquanto o da gasolina apresentou elevação de 0,22%.

Na segunda quadrissemana do mês (período de 30 dias encerrado em 15 outubro), os preços desses combustíveis haviam apresentado altas maiores: de 1,02% e de 0,35%, respectivamente.

O IPC-S abrange sete capitais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Na terceira quadrissemana de outubro, registrou inflação de 0,49%, a mesma da segunda leitura do mês.

Questionado sobre o atual momento dos preços dos combustíveis, o coordenador do IPC-S, Paulo Picchetti, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que, especialmente em relação ao etanol, a fase menos desfavorável ligada aos efeitos da entressafra pode estar ficando para trás. “Não passou o período da entressafra, mas passou o impacto maior do aumento por conta dela”, comentou. “Por isso, estamos vendo essa desaceleração”, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo