Brasília – Estratégia para erradicar a febre aftosa na América do Sul será tema de debate do encontro organizado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) a partir da próxima terça-feira (28) em Buenos Aires. O encontro vai até sexta-feira (31).

continua após a publicidade

De acordo com a assessoria da FAO, a estratégia se baseia em oito linhas de ação como melhorar os sistemas de prevenção, fortalecer os sistemas nacionais de informação e a rede de laboratórios de diagnóstico da doença.

Participarão do encontro os organismos internacionais membros do Programa Mundial da FAO/OIE para o Controle Progressivo das Enfermidades Transfronteiriças (FG-TADs) e organismos dos países da região.

O Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri) defendeu em reunião realizada no dia 17 a integração e cooperação entre os órgãos governamentais como mais uma arma para enfrentar os problemas sanitários de rebanhos e lavouras brasileiros. O tema foi discutido por 21 secretários estaduais de agricultura, na reunião que elegeu o representante de Minas Gerais, Gilman Rodrigues, presidente do conselho.

continua após a publicidade

?O Conselho não tem nenhuma aptidão de discordar ou apenas ficar contra, mas no sentido de colaborar para trazer um atendimento mais dinâmico às demandas que o setor tem. Nós precisamos ter uma leitura mais rápida dos problemas que gere uma solução também mais rápida e dinâmica?, defendeu Rodrigues.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, participou como convidado da reunião. Ele disse que a integração dos estados, ministério e produtores é importante para solucionar os problemas e melhorar o desempenho do setor.

continua após a publicidade

?Que nós possamos ter uma estrutura capaz de mitigar o risco de quando uma doença acontecer, ela seja rapidamente identificada, diagnosticada e erradicada, para que não possa fazer tantos prejuízos quanto tem causado até agora?, disse.