Os estoques no atacado nos Estados Unidos subiram 1,0% em fevereiro, em comparação com janeiro, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 437,99 bilhões, informou hoje o Departamento do Comércio do país. A alta foi conduzida por um aumento acentuado dos estoques do petróleo, em meio à alta dos preços da commodity. Em relação a fevereiro de 2010, os estoques subiram 12,7% em fevereiro deste ano.

continua após a publicidade

Embora os resultados tenham ficado em linha com as previsões dos economistas, eles não sinalizam necessariamente que os atacadistas estejam prevendo vendas futuras. As vendas no atacado recuaram 0,8% em fevereiro, para US$ 378,97 bilhões, em números sazonalmente ajustados. Os dados de janeiro foram revisados para baixo, para mostrar avanço de 3,3%, ante a alta de 3,4% informada anteriormente. Em comparação com fevereiro de 2010, as vendas subiram 13,7%. Em janeiro, os estoques subiram 1,0%, segundo dados revisados a partir do avanço de 1,1% reportado anteriormente.

A quantidade de produtos disponíveis para a venda aumentou de 1,14 em janeiro para 1,16 em fevereiro. Apesar do aumento, a leitura está em um nível considerado baixo, o que indica que há espaço para ganhos adicionais na atividade manufatureira na medida em que as companhias que enfrentam um crescimento da demanda encomendam produtos para manter suas prateleiras cheias.

Os estoques dos atacadistas de bens duráveis – previstos para durarem três anos ou mais – aumentaram 0,6% em fevereiro. As vendas de bens duráveis caíram 1,2% no período. Já os estoques de bens não-duráveis aumentaram 1,5% em fevereiro em comparação com janeiro, enquanto as vendas recuaram 0,4%. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade