Os estoques no atacado nos Estados Unidos subiram 0,1% em junho, em comparação com maio, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 399,15 bilhões, informou hoje o Departamento do Comércio. As vendas recuaram 0,7%, para US$ 347,40 bilhões, em números sazonalmente ajustados. Já a quantidade de produtos disponíveis para a venda aumentou para 1,15 em junho, ante 1,14 em maio.
Os economistas esperavam alta de 0,6% dos estoques em junho. Os dados preliminares dos estoques em maio, que apontaram uma alta de 0,5%, foram mantidos, enquanto as vendas recuaram 0,5%, acima da queda de 0,3% informada anteriormente. Em relação a junho do ano passado, os estoques recuaram 0,3% em junho deste ano, enquanto as vendas aumentaram 12,9%.
De acordo com o Departamento do Comércio, os estoques dos atacadistas de bens duráveis – previstos para durar três anos ou mais – aumentaram 0,3% em junho, depois de subirem 0,7% no mês anterior. As vendas de bens duráveis caíram 0,2%, na sequência de um aumento de 0,5% em maio. Os estoques de bens não-duráveis recuaram 0,2% em junho em relação a maio, enquanto as vendas recuaram 1,1%. As informações são da Dow Jones.