Os preços do petróleo registram queda ontem, após a divulgação de um crescimento inesperado nos estoques da commodity nos EUA, de acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Energia dos EUA.
O barril do petróleo cru para entrega em agosto, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado, às 14h10 (em Brasília), a US$ 57,30, baixa de 1,55%. No International Petroleum Exchange, em Londres, o barril do petróleo Brent estava cotado a US$ 56,37, baixa de 0,81% às 14h42 (em Brasília).
O estoque de petróleo nos EUA, segundo relatório do Departamento de Energia divulgado ontem, aumentou em 1,1 milhão de barris na última semana, totalizando agora 328,5 milhões de barris da commodity estocados no país.
O crescimento do estoque foi o primeiro em quatro semanas e chegou em uma época em que normalmente o consumo aumenta – e os estoques tanto de petróleo como de destilados normalmente diminui.
A capacidade operacional das refinarias aumentou, indo para 96,3%, o que resultou em um crescimento de 300 mil barris no estoque americano de gasolina, totalizando 216,2 milhões de barris do combustível estocados no país.
Os aumentos foram bem recebidos pelos investidores, mas ainda não afastaram de todo o temor de escassez nos EUA durante a temporada de verão.