O governo do Paraná vai apoiar todas as iniciativas da Tam Mercosur que visem a integração turística, cultural e econômica dos países do Mercosul, afirmou o diretor-presidente da ParanaTurismo, Jorge Rosas Demiate, que representou o governador Roberto Requião na abertura do Workshop Mercosur Via Tam, ontem, em Curitiba. “O governador é um dos mais entusiasmados defensores dessa integração”, lembrou Demiate.
O evento, que reuniu autoridades e representantes da área de turismo do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e do Paraná, além de cerca de 300 agentes de viagem paranaenses, teve por objetivo proporcionar um intercâmbio comercial e cultural entre os participantes. Segundo Javier Hickethier, diretor comercial da Tam Mercosur, o projeto de integração dos países latino-americanos é um sonho do criador da companhia áerea, capitão Rolim Amaro, e que teve início em 1996.
“Começou então o que chamamos de ?trabalho de formiga?, para conhecer as cidades e contatar os setores públicos e privados ligados à área de turismo”, contou Javier, acrescentando que, no ano 2000, nascia o projeto Mercosur Via Tam, com o objetivo de promover o intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os países envolvidos. “Estamos certos de que esse é o caminho correto para promover a verdadeira integração e cumprir o sonho do capitão Rolim, que é também o sonho do povo latino-americano”, disse ele.
Rota dos Tropeiros
A ministra de Turismo do Paraguai, Maria Evangelista de Gallegos, destacou o projeto Rota dos Tropeiros, que envolve 16 municípios paranaenses da região dos Campos Gerais e cidades paraguaias, como uma das mais importantes atrações turísticas na integração do seu país com o Brasil. “Vamos revitalizar os caminhos percorridos pelos guaranis e deles fazer, numa extensão de 1.200 quilômetros, uma rota de peregrinação para a ?Terra Sem Mal?, o local sagrado que nossos ancestrais buscaram, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela”, afirmou.
A ministra disse que vai participar, na próxima semana, de uma reunião em Campo Mourão, junto com os representantes das secretarias estaduais do Turismo e da Cultura, UFPR e universidades estaduais, envolvidos no projeto.
Intercâmbio
O secretário nacional de Turismo do Chile, Peter Muffeler, também destacou a importância “do esforço que esses cinco países estão fazendo para consolidar o turismo como fonte de desenvolvimento para seus povos”. Peter aproveitou para convidar os participantes do workshop para o 6.º Fórum Internacional de Cidades Irmãs, que será realizado na cidade de Iquique, localizada no norte do Chile, no período de 1.º a 5 de julho deste ano.
O secretário da Produção, Turismo e Desenvolvimento de Buenos Aires, Eduardo Epsztein, destacou o Seminário Comercial Paraná/Argentina, realizado a semana passada em Buenos Aires, e o workshop como grandes eventos para promover o intercâmbio e a integração entre os países.