Cerca de 2,5 mil empresários paranaenses já foram sensibilizados sobre como a inovação pode ser um ponto-chave no aumento de competitividade de uma micro ou pequena empresa.
Cerca de 35% dessas empresas concordaram em participar do Projeto Agentes Locais de Inovação, que tem por objetivo inserir a prática da inovação no cotidiano das empresas.
Esse é um dos resultados da atuação de jovens recém-formados capacitados para atuarem no Projeto, uma iniciativa do Sebrae, Sebrae/PR e Fundação Araucária, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.
Em um ano, 30 agentes locais de inovação percorreram empresas nas regiões centro-sul, noroeste, norte, oeste e sudoeste levando a cultura da inovação às micro e pequenas empresas paranaenses.
Segundo conceitos atualmente aceitos, a inovação pode se dar no desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos, ações de marketing e ações no desenvolvimento organizacional das empresas.
Aliada à gestão da qualidade, a inovação pode ser uma solução que contribuirá decisivamente para o aumento da competitividade de uma micro e pequena empresa e que, muitas vezes, não requer um alto investimento.