Este será o melhor abril da história para a indústria automobilística brasileira. As vendas devem atingir cerca de 330 mil veículos novos, marcando também o melhor mês do quadrimestre. Até quinta-feira foram licenciados 281,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Como faltam três dias úteis para encerrar o mês, o recorde está confirmado.

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Alguns modelos estão em falta, principalmente o recém-lançado Hyundai HB20, cuja fila de espera é de dois meses e, em algumas lojas, pode chegar a quatro meses. No segundo semestre, a empresa vai iniciar um terceiro turno de trabalho na fábrica de Piracicaba (SP).

O recorde anterior para meses de abril era o de 2011, com 289,2 mil unidades vendidas. Com a média diária de vendas em torno de 14,8 mil veículos neste mês, esse volume foi superado ontem.

No início de abril, o governo anunciou a manutenção, até dezembro, do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deveria ter subido no dia 1º. “Abril está no mesmo ritmo de vendas diárias que março, só que tem mais dias úteis, o que é positivo, considerando que o consumidor não precisa correr para aproveitar o benefício do IPI”, diz o executivo de uma das maiores montadoras.

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Só em automóveis e comerciais leves, segmento beneficiado pelo IPI menor, foram vendidos até quinta-feira 267 mil unidades, alta de 28,5% em relação a igual período de abril de 2012 e 1,9% maior que em março passado. No acumulado do ano, as vendas totais (com caminhões e ônibus) somam 1,111 milhão de unidades, ante 1,037 milhão em igual intervalo de 2012.

“Significa que a indústria continua num patamar de crescimento anual de 5% e pode fechar o ano com volume um pouquinho acima de 3,9 milhões de unidades”, afirma o executivo. Em 2012, as vendas somaram 3,8 milhões de veículos.

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Fila

Pelos dados preliminares de abril, obtidos com fontes do mercado, o Volkswagen Gol segue como o carro mais vendido no País, com 18,6 mil unidades até quinta-feira. Na sequência estão Fiat Uno (14,8 mil), Fiat Palio (13,8 mil), Hyundai HB20 (10,6 mil) e VW Fox (10,4 mil).

Concessionários da Hyundai pedem cerca de dois meses para a entrega do HB20. “Versões mais completas, principalmente com câmbio automático são as mais difíceis de encontrar”, confirma Lealdo Belotto, da revenda Max, de São Paulo.

Os mais procurados, e portanto menos disponíveis, são as versões Confort Plus 1.0, informa Carlos Oka, gerente da Grand Sport. Há relatos de consumidores que foram informados de espera de até quatro meses em revendas do Grupo Caoa, maior distribuidor da marca.

Outro lançamento recente, o Chevrolet Onix, tem espera de 30 a 40 dias. As vendas do modelo foram suspensas por alguns dias em razão de falha detectada em uma peça que afeta a medição do nível do combustível.

A empresa levou 50 funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP) para Gravataí (RS) para ajudar a solucionar o problema, segundo fontes. A empresa informou apenas que teve problemas de abastecimento de alguns componentes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.