Foto: Ciciro Back |
Marisa Galvão, do Ciee: poucos aparecem ou ligam. |
Depois de passar um ano desempregada, à procura de uma oportunidade, Vivian Faggiano, 23 anos, finalmente conseguiu um estágio remunerado na área em que cursa: Comércio Exterior. Ela está no último ano do curso e, tendo sido contratada como estagiária nesse momento, as chances de sair da faculdade já empregada aumentam. ?Faz um mês que encontrei essa ótima oportunidade. As férias estão chegando, mas nem pensar em largar esse estágio. Mesmo porque festas têm todo ano. O importante agora é que estou na área, descobri que é em comércio exterior mesmo que quero atuar e estou aprendendo todo o processo, inclusive de importação?, diz ela, animada.
Este é um bom exemplo de como aproveitar as oportunidades. Porém, não é bem esse quadro que se verifica nesta época do ano. ?A maioria dos alunos optam por tirar férias. Também devido ao final do ano, quem está em estágio sai, rescinde o contrato para estudar, porque ficou para segunda época. Em época de férias e festas, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) faz a convocação dos estagiários, quando as novas vagas surgem, mas muitos não comparecem, nem ligam e, portanto, nem chegam a fazer a entrevista para a vaga?, afirma a agente do CIEE Marisa Galvão.
Segundo ela, as oportunidades são maiores que os interessados em estagiar, agora, em todos os nove postos do Ciee e na central. ?Esta época do ano tem muita vaga e várias opções de empresas. Os alunos podem até escolher. Além de uma forma de renda, o estágio é uma oportunidade de se colocar em prática toda a teoria que se adquire na universidade. Por isso a gente volta a pedir que os alunos nos procurem, pois o mercado de trabalho está definitivamente precisando desses estagiários?, alerta Marisa.
O estudante de Administração, Fábio de Moraes, 19 anos, aproveitou essa oferta e esta semana conseguiu um estágio, deixando de lado as férias. ?Esta oportunidade que surgiu agora é bem melhor do que a em que eu estava anteriormente, tanto financeiramente quanto em termos de localização, pois é próximo à faculdade. Férias é o de menos. Além de eu estar adquirindo experiência profissional e aprendizado prático eu tenho condição de estar em dia com a faculdade, pois sou eu que pago e daqui a pouco tenho que já pagar a rematrícula?, diz ele.
Iwersonclei Boneti, 28 anos, estudante do segundo ano de Administração, está em um estágio de meio período há seis meses. Porém, está de olho em melhores vagas neste final de ano. Ele também precisa pagar pelo próprio estudo. Segundo Marisa, se uma nova oportunidade surgir ele nem precisa largar o outro estágio, pois pode levar dois em diferentes turnos.