INFRAESTRUTURA

Estado vai investir R$ 21,1 milhões nos aeroportos

 

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, detalhou nesta quinta-feira (10), em Maringá, as ações da secretaria no setor aeroportuário, incluindo um conjunto de obras em sete aeroportos paranaenses, com investimentos de R$ 21,1 milhões em 2011, e projetos que vão preparar o Estado para a Copa do Mundo de 2014. O secretário participou do workshop “Aeroporto de Maringá e desenvolvimento regional”,

“O dever do governo é solucionar todas as questões logísticas do Estado”, disse o secretário. “Na questão da ampliação dos aeroportos ou da construção de novas pistas é fundamental ouvir os usuários e os empresários, como estamos fazendo neste workshop, para termos um diagnóstico preciso das necessidades aeroviárias para o desenvolvimento de cada município e região.”

Com as obras já orçadas para este ano, o Departamento Aero-Hidro-Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura e Logística prevê melhorias em sete aeroportos. São as seguintes: pavimentação do aeroporto de Castro; recuperação da sinalização luminosa do aeroporto de Ponta Grossa; recapeamento do pavimento do aeroporto de Maringá; e rejuvenescimento das pistas dos aeroportos de Loanda e Palotina, além de desapropriações de áreas no aeroporto de Londrina e no Afonso Pena.

Com o objetivo de construir novas pistas, o governo do Estado continua avaliando a desapropriação de áreas nas proximidades do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e no aeroporto de Londrina, no Norte do Paraná. Os projetos dependem de estudos de viabilidade ambiental que levam em conta as exigências do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e recursos federais.

Olho na Copa

Com a aproximação da Copa do Mundo, os projetos de ampliação de grandes aeroportos precisam avançar, ressalta o secretário. José Richa Filho informou que na região de Curitiba a secretaria já fez o levantamento das desapropriações para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena. Trata-se de uma área de 857 mil m², que corresponde a 243 lotes, com 32 casas, onze áreas livres, nove barracões e um ginásio de esportes.

José Richa Filho acrescenta que duas medidas administrativas para a área no entorno do Afonso Pena estão em estudo. São elas a edição de um decreto de utilidade pública e a formação de uma comissão de avaliação da área, ambas a serem tomadas em conjunto com o Ministério da Defesa e a Infraero.

Ainda com relação à Copa de 2014, o secretário adiantou que está prevista a ampliação e a reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Foz do Iguaçu. Também faz parte do projeto a recuperação da pista de pouso e decolagem. Obras idênticas estão previstas ainda para o aeroporto de Londrina.

O secretário lembrou que está nos planos de sua pasta dar andamento a obras de ampliação do pátio do aeroporto de Maringá e também à execução do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel, cuja pista receberá obras de ampliação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna