O governo do Estado realiza hoje, no Cietep (Centro de Integração dos Empresários e dos Trabalhadores das Indústrias do Paraná), em Curitiba, o 1.º Encontro Paranaense de Competitividade. Durante o encontro será instalado o Fórum Estadual de Competitividade e lançado o Movimento Paraná Competitivo.
O encontro promovido pelo governo do Estado e secretarias da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e do Planejamento e Coordenação Geral dará início a um processo de sensibilização, mobilização e indução à competitividade.
O Fórum Estadual da Competitividade está sendo criado para funcionar como um instrumento de diálogo entre o setor produtivo, governo e trabalhadores. Terá também a função de definir ações e metas para o aproveitamento das oportunidades, sempre visando a geração de empregos, o desenvolvimento produtivo regional, a capacitação tecnológica e o aumento das exportações.
Para o fortalecimento da economia paranaense, o fórum vai trabalhar ainda na integração e aumento da vantagem competitiva das cadeias produtivas. Para isso, já priorizou algumas delas, como a de madeiras e móveis, têxtil e confecções, eletroeletrônicos, cosméticos, higiene pessoal e perfumaria e a agroindústria. E ainda a automotiva, da construção civil e mineração e metalmecânica.
Competitividade
Já o lançamento do Movimento Paraná Competitivo terá o apoio do presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau, e do presidente do Conselho Administrativo do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná, Sérgio Prosdócimo.