Os profissionais e empresas que mais se destacaram na área de recursos humanos em 2011 receberam hoje o prêmio Top of Mind Estadão de RH. Os vencedores das 33 categorias foram anunciados em evento realizado no HSBC Brasil, em São Paulo. Essa é a 14ª edição do prêmio, que é promovido em parceria pelo ‘Estado’ e pela editora Fênix.
O prêmio é um reconhecimento da importância das atividades de recursos humanos para a sociedade, segundo o diretor executivo de mercado anunciante do grupo Estado, Fabio Costa. “O RH é muito importante não só no desenvolvimento dos grupos, mas também no desenvolvimento social e econômico do País. O trabalho de identificar e desenvolver talentos se reflete em toda a sociedade.”
Os vencedores são escolhidos pelos próprios profissionais da área. Numa primeira fase, cerca de 10 mil pessoas indicam empresas que mais se destacaram em cada categoria. Os cinco nomes com mais recomendações participam da segunda fase. Os profissionais de recursos humanos votam no candidato que mais se destacou por categoria.
Um dos premiados foi o diretor-geral da Sama Minerações, Rubens Rela Filho, escolhido o “Empresário de Destaque em RH”. A mineradora aposta em uma política de RH ativa para elevar o engajamento dos profissionais e a retenção de talentos. “Seguir pura e simplesmente as obrigações trabalhistas é pouco e deixa a desejar em termos de qualidade de vida para o trabalhador. As empresas precisam fazer algo a mais”, disse o executivo.
Mais negócios. Para empresas que prestam serviços no ramo de recursos humanos, o reconhecimento dos profissionais da área pode impulsionar os negócios. “O prêmio é o ‘Oscar do RH’. Os vencedores ganham prestígio no mercado”, afirma José Carlos Gonçalves, um dos sócios da editora Fénix.
A consultoria N.Raduan foi mais procurada pelos clientes depois que recebeu o prêmio, de acordo com o fundador da empresa, Nagib Raduan. A empresa foi a mais votada neste ano, pela segunda vez consecutiva, nas categorias “Consultoria de Benefícios” e “Profissional de Vendas – Empresa Fornecedora”.
“Aumenta a visibilidade do trabalho desenvolvido pela empresa. Depois de ganhar, você entra no radar dos executivos e corporações que têm interesse em receber bons serviços de recursos humanos”, disse o empresário.