O governo do Paraná estuda a ampliação do aeroporto de Londrina e a construção de um terminal aéreo regional de cargas. A importância do setor aeroportuário para o desenvolvimento da região de Londrina foi a pauta da reunião desta segunda-feira (14), em Curitiba, do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benvenho.

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“Para ampliar aeroportos ou para construir novas pistas é fundamental ouvir os usuários e os empresários”, ressaltou José Richa Filho. “Daí a importância da reunião para avaliar reivindicações e acolher propostas com o objetivo de traçar um diagnóstico preciso das necessidades aeroviárias da região”.

Também participaram da reunião, no gabinete de José Richa Filho, o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e o chefe do Departamento Hidro-Aéro-Ferroviário, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Germano Valença. O presidente da Acil estava acompanhado dos deputados federais Alex Canziani e André Vargas e dos deputados estaduais Gilberto Martin e Luiz Eduardo Cheida.

Atender às exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para evitar o rebaixamento de categoria do aeroporto de Londrina é uma das prioridades para o empresariado do município, segundo o presidente da Acil. O dirigente pediu para o governo do Estado, a liberação de R$ 27,5 milhões para desapropriações necessárias para ampliar o terminal, vinculado à Infraero juntamente com os aeroportos Afonso Pena (São José dos Pinhais), do Bacacheri (Curitiba) e de Foz do Iguaçu.

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Ainda segundo Nivaldo Benvenho, o aeroporto de Londrina atende cerca de cem municípios da região, sendo que 40% da movimentação é originada na própria cidade. O secretário José Richa Filho disse que o Estado tem todo o interesse em agilizar a ampliação e a reforma do terminal de passageiros, assim como a recuperação da pista.

Arco Norte

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Benvenho destacou que um dos pivôs do Corredor Logístico Arco Norte, projeto de infraestrutura e transporte da macrorregião de Londrina, é a construção de um aeroporto de cargas no município, nos moldes de um aerotrópolis, como existe na cidade de Detroit (EUA). “Durante os anos, o desenvolvimento passou primeiramente pelos portos, depois pelas ferrovias, rodovias, mas hoje, e no futuro, se dará nos grandes aeroportos, com carga de alto valor agregado”, comentou.

O projeto Arco Norte prevê a construção do aeroporto de cargas em Londrina para atender uma região de importantes municípios como Apucarana, Cambé, Rolândia e Arapongas. “É um projeto que geraria um grande impacto não só o Paraná, mas no Sul do Brasil”, apontou Benvenho. Segundo ele, o aeroporto de cargas é fator decisivo de interiorização do desenvolvimento e “mola propulsora” regional.

O aeroporto exclusivo para cargas seria operado pelo setor privado e teria pista com, no mínimo, quatro quilômetros, podendo chegar a seis, o que permite a operação de grandes aeronaves.

Segundo o presidente da Acil, já há setores da iniciativa privada interessados no projeto, mas será preciso a parceria de municípios, Estado e União, cabendo ao governo do Paraná ser o facilitador do empreendimento. O projeto, conclui, “será um divisor de águas”.