As exportações de carne de frango do Paraná fecharam 2010 atingindo um novo recorde: mais de 1 milhão de toneladas, contra 954 mil toneladas em 2009, um crescimento de 5% nos embarques, segundo dados do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná). Com esse volume o Estado contribuiu com 26% das exportações brasileiras de frango de corte no ano, que totalizaram 3,82 milhões de toneladas.
De acordo com o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, a forte presença das indústrias avícolas paranaenses no exterior demonstra a sua capacidade de se adaptar às diversas exigências culturais, de sanidade e qualidade impostas pelos destinos. Atualmente o Paraná exporta frango para mais de 120 países em todo o mundo.
Em divisas, as vendas externas paranaenses também cresceram em 2010. O faturamento anual atingiu US$ 1,69 bilhão, alta de quase 15% por cento ante 2009, quando fechou em US$ 1,47 bilhão.
Segundo Martins, a receita cresceu puxada pela recuperação nos preços do frango no mercado internacional e pelo aumento nas vendas de produtos com maior valor agregado.
“O Sindiavipar tem trabalhado no sentido de buscar novos mercados no exterior e, juntamente com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), recuperar os preços internacionais, visto a defasagem cambial”, avalia o presidente do Sindiavipar.
Para Martins, depois de um ano com resultados acima do esperado, a avicultura paranaense tende a solidificar a sua posição diante do mercado, com crescimento de 5% a 10% nos embarques para 2011. “A demanda do mercado externo continuará aquecida no próximo ano, já que os estoques nos países importadores estão reduzidos”, diz.