O governo do Estado abriu ontem, às 18h, as inscrições para o concurso público que vai preencher 8.578 vagas, nas áreas de educação e de trânsito, em Curitiba, litoral e interior. O processo seletivo é para agente de execução, cujas funções (técnicos administrativos e assistentes de execução) exigem o ensino médio como nível mínimo de escolaridade.

continua após a publicidade

A carga horária é de 40 horas semanais e o vencimento inicial é de R$ 534,21 por mês. O regime trabalhista é o estatutário (servidor público).

Inscrições

As inscrições já podem ser feitas somente pela internet, no site www.cops.uel.br, até às 23h do dia 19 de junho. O interessado entra no site, clica no edital 69/2005, depois em ?inscrição? e preenche as informações solicitadas. Em seguida, imprime o documento e paga a taxa (R$ 50) em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou nas casas lotéricas credenciadas pelo banco. O pagamento deve ser feito até o dia 20 de junho, e só após efetuado é que a inscrição é confirmada.

Etapas

continua após a publicidade

O processo seletivo será composto de três etapas: provas objetivas, provas de títulos e avaliação médica. As provas objetivas (com 50 questões) e a de títulos vão ocorrer no dia 7 de agosto, às 13h30.

Elas serão aplicadas em 18 cidades. O candidato escolhe uma delas no ato da inscrição. Da avaliação médica só participarão os aprovados nas provas objetivas.

continua após a publicidade

A expectativa é de que até dezembro todo o processo de seleção esteja concluído, e que tenham início as nomeações.

Organização

O concurso público está sendo organizado pelas Secretarias de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e da Educação (Seed) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Informações são prestadas no telefone (43) 3371-4740. O edital na íntegra também está no site www.cops.uel.br.

Vagas e funções

Das 8.578 vagas do concurso público, 8.043 são para a Secretaria de Estado da Educação (Seed). São 7.629 para técnicos administrativos e o restante para agente de execução.

– Técnico administrativo: trabalha nas escolas, nas bibliotecas, laboratórios de informática e secretarias, auxiliando professores e alunos em diversas atividades;

– Agentes de execução: também atua nas escolas, em laboratórios de Química, Física e Biologia.

No Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são 535 vagas, todas na função de técnico administrativo. Cabe ao funcionário dessa área atuar nos setores administrativos das unidades do Detran em todo Estado, inclusive no atendimento ao público.