Foto: Divulgação |
Evento ocorre no Expotrade. continua após a publicidade |
?Até pouco tempo, discutia-se, na área energética, apenas a energia hidrelétrica e dos combustíveis fósseis. Agora, o centro das questões é a biomassa?, diz o professor Dimas Agostinho da Silva, da Universidade Federal do Paraná, coordenador técnico do 3.º Congresso Internacional de Bioenergia, aberto ontem em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
No evento, que vai até sexta-feira (27), no Expotrade Convention Center, estão sendo discutidos o aproveitamento racional de resíduos e as tecnologias existentes no Brasil nas áreas da bioenergia, biodiesel e outras fontes não poluentes de energia. A intenção dos organizadores é tornar o evento o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de resíduos.
Estima-se que, há dois anos, foram consumidos no mundo 10 bilhões de litros de biodiesel e que, em 2012, o consumo deve aumentar para 50 bilhões. Mesmo assim, segundo Silva, a proporção do uso da energia não renovável para a energia renovável ainda é muito baixa: está, hoje, em nove para um. ?Precisamos inverter esses números?, alerta.
Para Silva, o potencial de produção de biomassa dos países do hemisfério sul é extenso. ?Se esses países souberem trabalhar juntos, poderão ser os protagonistas da energia renovável do futuro?, ressalta, lembrando que o Paraná tem grandes oportunidades no setor, já que tem vocação para o setor primário.
A palestra de abertura do evento foi realizada pelo secretário interministerial da Bioenergia, Rodrigo Rodrigues, que representou a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Paralelamente ao Congresso, no mesmo local, está acontecendo a BioTech Fair 2008 – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel, onde estão expostas tecnologias nacionais no segmento.
Serviço:
3.º Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair 2008. No Expotrade Convention Center em Pinhais, até sexta-feira (27). Mais informações no site www.eventobioenergia.com.br e no telefone (41) 3072-3131.