Especialistas apostam em Selic de 23%

A maioria do mercado financeiro aposta em um corte de, pelo menos, 1,5 ponto percentual na taxa Selic na próxima quarta-feira, quando o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anuncia sua decisão sobre os juros básicos da economia, hoje em 24,5% ao ano.

De 40 economistas de bancos, corretoras, administradoras de recursos e consultorias ouvidos ontem pelo jornal Folha de São Paulo, 80% (32 entrevistados) acreditam que o Copom vai reduzir os juros em 1,5 ponto, para 23% ao ano. Já 20% (oito instituições) acham que o corte será de 2 pontos percentuais.

A queda da inflação acima do esperado e o desaquecimento da economia são os principais fatores citados pelos economistas para justificar o terceiro corte dos juros do governo Lula.

A maioria estima que a taxa Selic deve fechar o ano em torno de 20% ao ano. Ou seja, as instituições esperam novas reduções dos juros nos próximos meses.

As incertezas sobre o ritmo da recuperação da economia americana e o desempenho dos títulos dos EUA de longo prazo são apontados como fatores que podem inibir uma ação mais agressiva do BC na redução dos juros, alertam alguns profissionais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo