Especialistas em finanças pessoais recomendam aos consumidores concentrar as datas de pagamento de contas e faturas em até três dias após o recebimento do salário. Essa é a dica do professor William Eid Jr., coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas, para quem quer manter as contas em dia sem recorrer a empréstimos, cheque especial ou outros métodos para esticar o salário.
Nas empresas de luz, gás e água o consumidor pode alterar o vencimento das contas sempre que precisar, assim como nas operadoras de telefone e de cartões de crédito.
A Vivo possibilita a alteração se o usuário ligar para a Central de Relacionamento com Clientes (0800-7728486). O cliente pode escolher a data de vencimento da conta (exceto o dia 31). Caso não faça a escolha, a data fixada é o dia 28 de cada mês. A TIM oferece os dias 4, 7, 8, 10, 13, 15, 20 e 25 como opções. Para fazer a alteração, é preciso ligar para o 0800-7414141. A Claro oferece 12 datas de vencimento para os clientes TDMA e seis para GSM no Atendimento ao Cliente (0800-0363636).
A Credicard S.A. trabalha com 20 datas diferentes ao longo do mês. O telefone para solicitar a mudança é o do atendimento ao cliente, que vem impresso no cartão do cliente.
Segundo o consultor de investimentos independente Fábio Colombo, não vale a pena investir valores para logo em seguida resgatá-los e quitar as contas de todo mês. ?Aí gasta-se com a CPMF e acaba nem compensando.? Para ele, a concentração de contas a pagar junto ao dia de recebimento de salário ou rendimentos é uma medida prática e que ajuda a equilibrar o orçamento doméstico.
