Espanha aprova emenda de controle do orçamento

A Espanha deu hoje um novo passo na direção de inserir na constituição do país uma cláusula de controle do orçamento, em uma nova tentativa de aumentar a confiança dos investidores em meio a uma turbulência sem precedentes nos mercados.

Graças a um acordo entre o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, e o opositor Partido Popular, 233 dos 261 senadores espanhóis aprovaram a proposta. Eram necessários 157 votos no Senado, ou maioria de três quintos. A Câmara dos Deputados já havia aprovado a medida na semana passada.

Os parlamentares que desejam a realização de um plebiscito sobre a reforma constitucional têm até 26 de setembro para obter o apoio de 10% dos membros do Senado ou da Câmara. No entanto, a expectativa é de que a emenda à constituição entre em vigor sem que eles não consigam forçar a consulta popular.

Ao entrar em vigor, a emenda obrigará todos os escalões do governo a compartilharem a responsabilidade pelo cumprimentos das metas orçamentárias da União Europeia (UE). As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo