Apontados como solução para a maioria das transações bancárias no período da greve, os caixas eletrônicos já não funcionam 100%. Nesta terça-feira, a reportagem constatou que os equipamentos de agências da Caixa Econômica Federal em Curitiba não estavam mais aceitando depósitos. Até os envelopes para as operações sumiram dos setores de autoatendimento.
Funcionários da Caixa orientaram clientes a fazer depósitos nas lotéricas, porém estes estabelecimentos só aceitam dinheiro. Portanto, quem precisa efetuar depósito com cheque fica impossibilitado de realizar a transação.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, uma explicação para os problemas com as máquinas automáticas é a falta de pessoal para fazer o processamento dos envelopes. Outra hipótese ventilada pelo sindicato é o aumento expressivo da demanda no autoatendimento, que estaria causando a falta de envelopes para depósito.
De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, os problemas são pontuais, decorrentes da falta de funcionários, mas há agências onde todas as funções do autoatendimento estão disponíveis. Gerentes e bancários que não aderiram à greve estão trabalhando no setor dos caixas eletrônicos para orientar os usuários.
No interior do Estado, a situação é aparentemente mais tranquila. “Os caixas eletrônicos têm sido reabastecidos sem problemas e os depósitos e saques podem ser feitos normalmente”, relata o presidente da Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR), Gladir Basso.
Apesar da dificuldade com os depósitos, por enquanto não houve problemas de falta de dinheiro. Boa parte do abastecimento das cédulas é feita por vigilantes, mas também há bancários envolvidos no processo.