Termina hoje (28/04) às 23h59, o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa
Física (IRPF) 2017, referentes ao ano de 2016 e, segundo a Receita Federal, deixar a entrega para a última hora é um comportamento recorrente. Quem perder o prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
- O que acontece se não declarar o imposto de renda?
- Saiba como declarar o seu carro no imposto de renda
- Onde investir o dinheiro da restituição do IR?
A declaração do Imposto de Renda em 2017 é obrigatória para quem recebeu rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano passado. Além dos rendimentos, devem ser declarados automóveis, imóveis, rendimentos da poupança e qualquer outra renda que a pessoa tenha recebido em 2016.
Se você ainda não fez, a dica é baixar o APP IRPF, disponível para telefones Android e iOS. Nele é possível fazer a declaração original, preparar um rascunho, verificar pendências e emitir o DARF para pagamento, caso você tenha imposto devido.
Como baixar e utilizar o APP para declaração do Imposto de Renda
1. Faça o download do APP
Usuários de Android: Baixar APP IRPF para Android
Usuários de iOS: Baixar APP IRPF para iOS
2. Clique em “Fazer Declaração”, preencha o campo identificação, rendimentos e outros campos, caso se apliquem ao seu caso.
3. Caso você tenha restituição a receber, informe o banco em que deseja o depósito.
4. Depois é só enviar a declaração e imprimir o recibo ou DARF
Restituição
As restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 serão pagas em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote sairá em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.