A Receita Federal recebeu até a manhã de ontem 3,07 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003). Esse volume, segundo a Receita, é 22% superior ao total de declarações entregues no mesmo período do ano passado. O prazo de entrega das declarações termina em 30 de abril. Quem atrasar a entrega, estará sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74. A multa máxima equivale a 20% do imposto devido.

Do total das declarações efetuadas até a manhã de ontem, 2,9 milhões foram feitas pelo programa do IRPF, que pode ser baixado pela internet (www.receita.fazenda.gov.br). O restante foi enviado por meio de formulário on-line, que pode ser preenchido diretamente na página da Receita na internet. A declaração on-line, porém, só pode ser utilizada pelos contribuintes que em 2003 tinham patrimônio de até R$ 20 mil.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, muitos contribuintes têm aproveitado o final de semana para preparar e enviar a declaração. Entre sábado e domingo foram entregues 166 mil declarações. A média diária atinge 136 mil documentos, com picos de 185 mil entre segunda e sexta-feira.

A declaração pode ser feita também pelo telefone (0300-78-0300), em disquete ou em formulário de papel.

continua após a publicidade

continua após a publicidade