A partir de 1.º de março estará disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) o programa para a elaboração e o envio da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda de 2006, ano-base 2005. O prazo de entrega vai até 28 de abril.
É hora, portanto, de o contribuinte se preparar para o acerto de contas com o Fisco, juntando toda a papelada. É provável que alguns documentos ainda estejam faltando. Os informes de rendimento de trabalho assalariado devem ser fornecidos pelas empresas antes da virada do mês.
Esse é também o prazo que os bancos têm para enviar os extratos com o saldo de conta corrente e de aplicações financeiras. Recibos de gastos com saúde e escolas já devem estar separados em pastas, especialmente no caso de contribuintes organizados, que fazem questão de entregar a declaração na largada, ou para se livrarem logo da obrigação, ou pela perspectiva de receber a restituição nos primeiros lotes que serão liberados a partir de junho.
Além da internet, o contribuinte poderá entregar a declaração por meio de disquete, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal; em formulário impresso, nas agências dos Correios, mediante o pagamento de tarifa de R$ 3,20. Essa última forma de entrega, em formulário impresso, não poderá ser utilizada por contribuinte que recebeu rendimento tributável na declaração com valor superior a R$ 100 mil.