O Enkontra.com, a plataforma de serviços relacionada à compra e venda das marcas Gazeta do Povo, JL, Tribuna e Paraná Online, está com novidades para melhorar a experiência dos interessados em comprar ou vender veículos, imóveis, empregos e serviços. A maior mudança está ligada aos classificados de veículos na versão impressa, com a concentração das ofertas às sextas-feiras na Gazeta do Povo e na Tribuna, além de uma distribuição dirigida de 20 mil exemplares aos sábados em locais próximos às revendas e concessionárias.
Na Gazeta do Povo, a partir do dia 06, o caderno de Automóveis será chamado de Enkontra.com e passa a ser encartado duas vezes por semana na versão impressa: as sextas-feiras serão publicadas as ofertas e aos domingos apenas conteúdo jornalístico sobre as novidades do setor. O caderno de Imóveis circula nas quartas e domingos. Ofertas de empregos e outros serviços também aos domingos. Com as mudanças, os conteúdos de serviços e de diversão que faziam parte do caderno de classificados nos demais dias da semana serão reorganizados em outras áreas do jornal.
Essa readequação do produto, segundo Guilherme Vieira, diretor de Negócios Digitais e Multiplataforma do GRPCOM, favorece compradores e vendedores. “Os leitores poderão encontrar todas as ofertas de veículos num único dia e aproveitar o fim de semana para ver os carros pessoalmente e fazer negócios. Para os anunciantes, as ofertas têm um alcance maior, já que estão disponíveis na Gazeta do Povo e na Tribuna, além das plataformas digitais”, diz. Ele também explica que haverá pacotes especiais para concessionárias e montadoras anunciarem carros novos. “A intenção é oferecer um caderno completo de ofertas tanto de seminovos como novos”, diz Vieira.
O diretor-geral da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná (Fenabrave-PR), Marcos da Silva Ramos, tem a expectativa de que essas novidades irão fomentar o mercado. “Ter todas as ofertas na véspera do fim de semana facilitará muito a vida de quem está procurando um carro. Muitas vezes, o cliente vê o anúncio, mas deixa para visitar as lojas apenas no sábado, quando tem um tempo livre, mas aí o carro já foi vendido”, comenta Ramos. Segundo ele, a eventual distribuição dirigida do caderno de ofertas em pontos estratégicos da cidade aos sábados também é preponderante para ajudar nas vendas.
Na plataforma digital, os anúncios são atualizados todos os dias no Enkontra.com, que conta com filtros otimizados para facilitar a busca no site. As melhorias na plataforma impressa complementam o serviço que é oferecido nas versões digitais, que tem registrado crescimento expressivo de audiência. A média da plataforma supera o número de de 3.000.000 de pageviews por mês. “Em breve, será lançada a versão responsiva do Enkontra.com, que se adapta automaticamente a qualquer tamanho ou formato de tela, favorecendo a experiência em dispositivos móveis, principalmente nos smartphones”, adianta.
O gerente Comercial do Enkontra.com, Murilo Ribeiro, destaca que um dos objetivos é ampliar a relevância junto ao mercado automotivo. “Nossa prioridade é entregar soluções mais adequadas às estratégias dos nossos clientes, para que possam potencializar suas vendas utilizando nossa plataforma”, diz.
Para Silvan Dal Bello, presidente da Assovepar (Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná), o esforço em promover melhorias com foco em resultado para os vendedores e para oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores mostra a preocupação da Gazeta do Povo e da Tribuna em adequar o produto ao momento do mercado. “Essa nova proposta traz uma visão moderna, atual e fortalece o produto, principalmente no ambiente digital, onde já percebemos bons resultados desde o lançamento da plataforma. Acredito que tudo isso contribui para alavancar as vendas”, comenta.