Brasília – Faltando 60 dias para o Natal, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) contabiliza o comportamento do consumidor brasileiro referente à primeira quinzena de outubro, e constata que o movimento para a recuperação de crédito foi 3,99% inferior ao verificado no mesmo período de 2005. Campanhas de reabilitação de crédito vêm sendo promovidas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) em várias localidades, capitais e interior, visando um fim de ano de boas vendas para o comércio no país.

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Confirmando a disposição para comprar menos no crediário e no cheque, como foi verificado no mês de setembro com relação a agosto deste ano, o consumidor manteve-se previdente nas duas primeiras semanas de outubro. As consultas de crédito ao SPC Brasil em setembro apresentaram queda de 6,01% sobre agosto deste ano. Mesmo com o Dia das Crianças – data relevante para o comércio -, o SPC Brasil registrou em sua base, nesses 15 dias, volume de consultas para análise de crédito 4,03% inferiores ao verificado no ano passado durante o mesmo período.

O reflexo dessa postura também é observado no volume de inclusões de registros de inadimplência feitos à base de dados do SPC Brasil, isto é, perda de crédito. O recuo nas compras verificado em meses anteriores (setembro e julho) se traduziu, nesses primeiros 15 dias de outubro, em um resultado 21,85% inferior, ante igual período de 2005, quando são cruzados os dados relacionados às inclusões de registros. Significa que o volume de consumidores que perdeu o crédito foi maior no início de outubro do ano passado do que o verificado agora. De acordo com o presidente do SPC Brasil, Araken de Carvalho Novaes, o volume de consultas, que podem ser traduzidas em intenções e efetivação de compra, tem relação direta com a oscilação dos registros de inadimplência.

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