Encontro vai analisar contabilidade pública

O I Encontro de Contadores Públicos do Paraná, que será realizado de 11 a 13 de junho, em Maringá, vai analisar os problemas contábeis da administração pública, com ênfase na gestão municipal.

Programação

Palestras sobre o “Prêmio de Gestão Fiscal Responsável”; “Família SIM (PCA, AM, Atos de Pessoal, Contratos) e Plano de Contas Unificado para 2004 (Objetivo, Estrutura)”; “Mecanismos de Controle com Enfoque nas Leis Federais 4.320/64 e Lei Complementar 101/00 (Planejamento, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Fase Legislativa, Programação Financeira)”; “O Sistema de Controle Interno nos Municípios”; “Administração e Análise das Finanças Públicas”; “Motivação para o Trabalho” e ” Lei n.º 4.320″.

O encontro está sendo organizado pelo Sindicato dos Contabilistas de Maringá, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Tribunal de Contas do Paraná (TCE), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Prefeitura do Município de Maringá, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Paraná (Sescap).Entre outras autoridades, participarão da abertura o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, e o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Henrique Naigeboren.

Inscrições

Sindicato dos Contabilistas de Maringá (www.sincontabil.com.br) F. (44) 3026-6664, e-mail: denize@sincontabil.com.br Investimento: R$ 100,00 e 80,00 para profissionais e estudantes, respectivamente. Vagas limitadas a 350 participantes.

CRCPR edita guia de elaboração de demonstrações contábeis

O CRCPR acaba de lançar o livro “Guia Prático para Elaboração das Demonstrações Contábeis”, do professor Everson Luiz Breda Carlin. A obra – segundo título da série “Biblioteca do CRCPR” – trata da importância da contabilidade na divulgação das informações das empresas, procedimentos para fechamento de balanços e os principais pontos a serem considerados pelo balanço patrimonial.

O autor é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), pós-graduado em Administração Estratégica Avançada pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE) da FAE, sócio do Ibracon, diretor de Câmara do Sescap-PR, com mais de vinte anos de experiência como controller, professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação, auditor independente, perito contábil, consultor e sócio do Grupo ZHC, autor do “Manual de Auditoria Contábil”.

“O objetivo do CRCPR, ao publicar livros como esse, é promover o avanço da contabilidade e oferecer conteúdos de real valor aos profissionais e estudantes”, afirma o presidente Nelson Zafra.

Campanha vai combater a corrupção no País

Sensível ao apelo do governo federal que tem pedido à sociedade que se organize contra a corrupção, no País, o Conselho Federal de Contabilidade lançou uma campanha de combate à corrupção que deverá contar com o apoio dos 27 conselhos regionais e das mais de 700 delegacias dos CRCs. A idéia inicial é criar conselhos municipais que funcionarão como comitês de fiscalização das ações dos gestores públicos.

A campanha encontra inspiração e elementos de divulgação na cartilha “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”. O manual, que dá dicas para o cidadão comum detectar possíveis fraudes das administrações públicas, nasceu da experiência vivida em Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, onde moradores passaram a investigar medidas suspeitas da Prefeitura e se mobilizaram num movimento que resultou na deposição do prefeito. Um dos autores do manual, e também filho de Ribeirão Bonito, é o contador e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Antoninho Marmo Trevisan.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo