A Secretaria Estadual da Agricultura promove no próximo dia 24, na sede da Emater em Curitiba, o Encontro Paranaense de Apicultura, onde serão discutidos temas como desenvolvimento setorial, importância da africanização, certificação orgânica, boas práticas de criação de abelhas e agregação de valor. De acordo com Roberto de Andrade e Silva, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), a idéia do encontro é qualificar e sensibilizar os apicultores do Paraná, para que eles possam adequar seus produtos ao mercado interno e externo.
Segundo ele, o setor passa por momentos de incertezas, mas mesmo assim a apicultura paranaense é destaque nacional, e, aos poucos, está se firmando como uma atividade importante para a economia agropecuária do estado. ?O Paraná, com uma produção de cinco mil toneladas, é o segundo produtor de mel do país (ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul ), mas o sexto no ranking de exportação, e precisamos mudar esse quadro.?
Em 2005, foram exportadas 333 mil toneladas do produto, enquanto que em 2006, até setembro, já foram vendidas para o exterior 689 toneladas, o que representa um aumento de 428%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Para Roberto Andrade, o embargo da União Européia ao mel brasileiro, a redução do preço no mercado interno, o aumento dos insumos, a deterioração do meio ambiente e o baixo nível tecnológico são responsáveis pela baixa produtividade e pelos altos custos de produção. ?Tudo isso, aliado à falta de estrutura para comercialização, a presença de produtos falsificados no mercado e as deficiências de organização dos apicultores, contribuem para a estagnação do mercado?, acrescentou.
Andrade lembra que a discussão desses fatores é muito importante para o setor, pois só através de debates e entendimentos será possível criar condições que possibilitem a profissionalização, integração e o fortalecimento da cadeia produtiva do mel.
Durante o evento (das 9h às 17h), vão estar em exposição no saguão da Emater máquinas, equipamentos, insumos, produtos agrícolas, e uma mostra de Meliponídeos.
As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, da Emater, pelo telefone 41-3250-2166, ou pelo e-mail sac@emater.pr.gov.br. (AEN)