A Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR) promove nesta segunda-feira (dia 30), a partir das 14h, no auditório do órgão, um encontro sobre qualidade e inclusão de pessoas portadoras de deficiência (PPD) no mercado de trabalho. O delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, fará a abertura do evento, que é dirigido a sindicatos e federações.
Neste ano, a DRT, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e Secretaria Estadual do Trabalho e Promoção Social (Setp), inseriu 448 portadores de deficiência no mercado de trabalho do Paraná. Já em 2004, mais de 1,2 mil vagas foram preenchidas por PPDs. Em 2003 foram preenchidas no Estado mais de 960 vagas.
Para a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade, Oportunidade e de Combate a Discriminação da DRT/PR, Regina Oleski, ainda podem ser geradas mais de 30 mil vagas. ?Somente no Estado são mais de 2 mil empresas que são obrigadas a contratar portadores de deficiência e, ainda, estamos em um processo de conscientização para que cada vez mais vagas sejam abertas e preenchidas?, conta Regina.
O chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (Seint), Luiz Fernando Busnardo, e a coordenadora do Núcleo de Discriminação falarão sobre capacitação e profissionalização de PPDs. Segundo Regina, o objetivo da palestra é sensibilizar os participantes para que promovam programas de qualificação para os PPDs, além de enfatizar a importância do cumprimento da cota exigida pela Lei 8.213/91, que determina às empresas o preenchimento de pelo menos 2% dos seus postos de trabalho com pessoas portadoras de deficiências.
Também participarão do encontro a coordenadora do Programa de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social Corporativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Yvy Carla Abbagea, o coordenador de Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual do Trabalho e Promoção Social, José Simão Stczaukoski e representantes do Sistema S. Todos apresentarão projetos que desenvolvem, junto às suas organizações, para os portadores de deficiência.
Núcleo
O Núcleo de Promoção da Igualdade, Oportunidade e de Combate a Discriminação há cinco anos contribui para colocar ou recolocar no mercado de trabalho cidadãos que, por algum motivo, tenham sido vítimas de discriminação. Segundo Oleski, entre os beneficiados estão os portadores de deficiências congênitas ou adquiridas – inclusive por acidente de trabalho.
O núcleo atende todos os dias, no período da manhã, na DRT/PR (Rua José Loureiro, 574, 1.º andar, Centro, em Curitiba. É importante que o denunciante compareça pessoalmente à DRT, pois o núcleo não atende denúncias por telefone. A coordenadora do núcleo frisa que é muito importante todos os trabalhadores que passam ou já passaram por qualquer tipo de constrangimento, compareçam e denunciem. ?Só assim será possível criar uma nova mentalidade entre os empregadores que não praticam a igualdade de direitos entre os empregados e, então, reverter a situação?, afirma.