Cerca de mil produtores de Maringá e municípios da região estarão participando hoje do 6.º Encontro Cocamar de Produtores de Soja, cujo início está previsto para as 9h no Centro de Eventos Araucária, em Maringá. Promovido pela cooperativa com o apoio da Ocepar/Sescoop-PR e várias empresas, o encontro debaterá aspectos técnicos da cultura e também as perspectivas para a safra 2006/2007, cujo plantio começa na segunda semana de outubro.
O evento deste ano precede um período que, segundo estudos realizados pela própria Cocamar, apresenta indicativos de que o produtor poderá voltar a ter rentabilidade com a cultura, após dois anos de maus resultados. Desta vez, soma-se à redução de 25% no custo de produção, a possibilidade de que o tempo será mais favorável para os agricultores, ao contrário do que ocorreu nas últimas safras.
Custo
Segundo avaliação feita pela Cocamar, em cuja região devem ser plantados 107 mil alqueires de soja, o produtor que obtiver uma produtividade de 2.800 quilos/ hectare ou 113 sacas/ alqueire terá um custo médio de produção de 52,9 sacas/alqueire, entre serviços, insumos, juros, impostos e transporte externo. Este custo significa o desembolso direto relacionado com a produção e representa 25% a menos que as 71,8 sacas que compuseram o custo para o mesmo volume de produção na safra passada.