O Banco da Espanha disse nesta quinta-feira que os empréstimos inadimplentes em posse de bancos do país subiram novamente em maio e estão agora pouco abaixo do nível mais alto já registrado, atingido no ano passado.

continua após a publicidade

Os empréstimos inadimplentes representavam 11,2% do total em maio, acima da taxa de 10,9% em abril e próximos ao valor histórico de 11,4% de novembro, o último mês antes dos bancos espanhóis mais problemáticos começarem a transferir ativos podres para o chamado “banco ruim”, oficialmente conhecido como Sareb.

No final de maio, o sistema bancário espanhol tinha 170,3 bilhões de euros (US$ 223 bilhões) em empréstimos inadimplentes, ante 167,1 bilhões de euros em abril e 191,6 bilhões de euros em novembro, informou o Banco da Espanha.

A queda na demanda por crédito também está colocando pressão sobre as proporções de crédito. O total de empréstimos encolheu 13% em maio, para 1,519 trilhão de euros, ante o mesmo mês de 2012. Em novembro, o total de empréstimos atingiu 1,684 trilhão de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade