Pesquisa divulgada hoje pelo Sebrae nacional mostra que 70% das micro e pequenas empresas esperam ampliar o faturamento no final do ano.
No levantamento anterior (agosto), esse percentual era de 66%. O setor mais otimista é o comércio, seguido pela indústria e construção civil.
Mas somente 27% dos empresários, em média, pretendem contratar mais empregados nos próximos três meses.
Na construção civil, a previsão de contratação é maior: 34% dos empreendedores do setor têm intenção de aumentar o quadro de funcionários.
Por porte, são as pequenas empresas, com faturamento de até R$ 3,6 milhões do ano, as que devem contratar mais.
Individual
Entre os microempreendedores individuais (MEIs), com faturamento até R$ 60 mil por ano, o otimismo com os negócios é ainda maior: 78% acreditam que o faturamento irá crescer no final do ano.
A região Nordeste é a com maior previsão de crescimento (80%), seguida por Centro-Oeste e Norte.
Confiança
A partir deste mês, o Sebrae passa a divulgar o índice de confiança das micro e pequenas empresas (MPE). Foi de 122 pontos, considerando base de 100 pontos.
De acordo com o levantamento, o índice está “alinhado” ao do consumidor. Em setembro, o índice de confiança do consumidor medido pela FGV foi de 121 pontos.
O levantamento considera amostra com 5.600 empresas, sendo 200 por unidade da federação, com exceção de São Paulo onde foram consultadas 400 micro e pequenas empresas.