Empresas mudam perfil do trabalhador desejado

A crise alterou o perfil dos trabalhadores contratados nas 245 Agências do Trabalhador do Paraná. É o que aponta uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), que constatou, entre os meses de outubro de 2008 e abril de 2009, uma redução de até 8% nas vagas preenchidas por candidatos com menor escolaridade.

De acordo com a pesquisa, a maioria das 82.846 vagas disponíveis nos últimos sete meses foi conquistada por trabalhadores que concluíram o ensino médio. Foram 25.626 vagas empregadas, 31% das ofertadas pela agência.

“Ter o ensino médio completo está se tornando essencial. Ao obter um nível maior, a qualificação dentro da empresa torna-se mais fácil”, diz a coordenadora de Intermediação da SETP, Ângela Carstens.

Os candidatos com ensino médio incompleto responderam por 17,10% das contratações (14.164 vagas) e aqueles que terminaram o ensino fundamental preencheram 11.859 dos postos de trabalho abertos.

“Assim como em outras épocas, estar qualificado é essencial. Saber informática e outros idiomas, por exemplo, só aumentam as chances de conseguir uma vaga”, completa Carstens.

Somados, os trabalhadores que não sabem ler e escrever, que fizeram apenas o pré-primário e não concluíram o primeiro grau do ensino fundamental, conquistaram 22.441 das vagas nos últimos sete meses.

Quanto à idade dos empregados, a pesquisa aponta que a crise não trouxe mudanças na idade dos contratados pelo sistema. A maioria – 26.845 pessoas – tem entre 19 e 24 anos, seguindo uma tendência histórica. Em seguida, aparecem os candidatos com 25 a 30 anos, com 18.351 contratados.

Mulheres

A pesquisa apontou ainda, um crescimento de 32,1% na participação das mulheres no mercado de trabalho. Em sete meses, as mulheres conquistaram 31.208 oportunidades disponíveis pelo sistema público de empregos no Estado. Ainda assim, os candidatos homens preencheram 51.638 vagas e responderam por 62,33% das contratações.

Se você tiver críticas ou sugestões, escreva para emprego@oestadodoparana.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna