Empresas do Paraná recebem prêmio

A Financiadora de Estudos de Projetos (Finep), e a Agência Federal de Inovação, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, entregou ontem, em Curitiba, o Prêmio Inovação Tecnológica 2002 Região Sul. As paranaenses Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento do Paraná, vencedor na categoria Instituição de Pesquisa, e a Copel Geração foi premiada na categoria Processo. Nesse ano foram inscritos ao prêmio 111 projetos, dos quais, 39 de Santa Catarina, 38 de Paraná e 34 do Rio Grande do Sul.

O Prêmio Finep foi criado em 1998, somente na região Sul, com o objetivo de estimular o processo de inovação das empresas no campo tecnológico. Em 1999 a iniciativa foi estendida para todo do País, “como prática para a geração de lucros, empregos e avanços para as empresas”, afirma o presidente da Finep, Mauro Marcondes Rodrigues. Ele adiantou que para o próximo ano a Finep irá disponibilizar R$ 1 bilhão para aplicação em inovação tecnológica com juros reduzidos.

Premiadas

Centro de pesquisa tecnológica sem fins lucrativos e auto-sustentável, Lactec do Paraná conquistou o prêmio de melhor Instituição de Pesquisa. E órgão promove o desenvolvimento econômico, científico e social através de soluções tecnológicas, destacando-se pela permanente preocupação com o meio ambiente. Hoje o Lactec está enter os três maiores centros de pesquisas geradores de patentes no setor de energia elétrica no Brasil.

Na categoria Processo, a Copel Geração foi a vencedora do Prêmio Finep. A empresa desenvolveu um software e montou um centro de operação que permite controlar o funcionamento de um conjunto de usinas à distância.

A Embraco, de Santa Catarina, foi a vendedora na categoria Grande Empresa. Líder no mercado mundial de compressores para refrigeração, a Embraco possui um faturamento bruto estimado em R$ 1,5 bilhões, dos quais investe 1,6% em plano de desenvolvimento.

Também de Santa Catarina, a Reason Tecnologia foi a vencedora na categoria Pequena Empresa. Fabricante de registradores digitais de perturbações, ou oscilógrafos, a Reason é a única no mercado mundial a deter a tecnologia de todo o processo utilizado no registro de perturbação. A catarinense Tigre S/A ficou com o primeiro lugar na categoria Produto com uma tecnologia inédita de fixação e vedação de juntas utilizadas na conexão de tubos PVC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo