Empresas com ações nos EUA terão de se adaptar à novas regras

 As empresas brasileiras com ações em Nova York provavelmente também terão de se adequar ainda este ano às novas regras contábeis que estão sendo elaboradas pela Securities Exchange Comission (SEC). O alerta foi feito hoje (13) por Ivan Clark, sócio para Mercado de Capitais na América Latina da PricewaterhouseCoopers. As mudanças estudadas pela SEC já devem valer para os balanços das empresas referentes a 2002 e visam dar mais transparência e evitar colapsos financeiros como o da Enron, que colocou em xeque os procedimentos contábeis adotados nos Estados Unidos e o trabalho de companhias de auditoria.

Com as mudanças, as empresas terão de divulgar, além das informações em US GAAP (o sistema americano de informações contábeis), um documento identificando os princípios contábeis e as estimativas adotadas para realizar seu relatório de desempenho. A idéia é traçar cenários alternativos e mensurar os impactos no balanço das companhias. ?Após o caso Enron, a fiscalização se tornou mais rigorosa?, afirmou.

A diretora da Bolsa de Nova York (Nyse) Ana Maria Mendez revelou que a SEC revisa atualmente o balanço de cerca de 100 empresas, entre elas algumas estrangeiras. Segundo ela, não é exagero afirmar que o caso Enron criou uma crise de confiança no mercado dos Estados Unidos. Essa desconfiança dos investidores vem forçando os órgãos reguladores a adotar medidas para aumentar a fiscalização sobre as companhias. Após o colapso da Enron, a Nyse foi colocada em uma posição difícil, até porque os procedimentos contábeis adotados pela companhia eram legais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo