As principais entidades empresariais do Paraná vão defender mudanças na condução da política econômica brasileira durante encontro com o vice-presidente da República, José Alencar, que estará em Curitiba na próxima segunda-feira (5/12) para uma palestra organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

continua após a publicidade

A base das reivindicações são dois documentos já encaminhados ao governo federal. Um deles foi elaborado pela Fiep e trata de proposições para a política econômica e a governança do sistema econômico nacional. ?Acreditamos ser possível uma outra política econômica para o País. Uma que não conduza o Brasil para a terceira década de magros resultados?, ressalta o presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures.

Segundo Loures, as proposições para a mudança do sistema de gestão da economia estão fundamentadas no estudo Desenvolvimento Sustentado e a Intermediação Financeira: o nexo esquecido, elaborado por professores do programa de doutoramento da UFPR. O trabalho sugere uma série de medidas para tornar efetiva a contribuição do sistema financeiro para o desenvolvimento do País.

Além disso, um capítulo trata da modernização da política monetária. Entre as sugestões apresentadas estão temas como: adoção de uma política monetária pró-desenvolvimento; sintonizar a política monetária com a política econômica; implantar um sistema baseado no ?núcleo da inflação?; ampliar o Conselho Monetário Nacional; criar o Conselho Econômico da Presidência; estabelecer quarentena aos membros do Copom; e estabelecer a autonomia do Banco Central.

continua após a publicidade

Pacto Nacional – O outro documento é o Pacto Nacional, elaborado por iniciativa da Associação Comercial do Paraná, com contribuições das demais representações institucionais do setor produtivo paranaense. A proposta sugere a realização da reforma política e pede a revisão da Constituição, principalmente no que tange às políticas tributária, previdenciária, trabalhista e sindical. A tese defendida é de que haja a convocação de uma Assembléia Constituinte Exclusiva, que ?não seja contaminada por interesses eleitorais?.

Outro convidado para o encontro é o deputado federal Luiz Carlos Hauly, relator do projeto de lei da pequena e microempresa na Câmara dos Deputados. Alencar e Hauly estarão disponíveis para responder perguntas da platéia.

continua após a publicidade