Dirigentes das principais empresas portuguesas instaladas no Sul do Brasil vão discutir hoje, em Curitiba, quais devem ser os rumos dos negócios para o próximo ano. O ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas) e a Câmara Portuguesa de Comércio do Sul do Brasil, promovem o 1.º Encontro de Empresários Luso-Brasileiros, com o patrocínio da Global Telecom.
Portugal é o sexto país que mais investe no Brasil. Entre 1995 e 2001, foram US$ 9,3 bilhões aplicados principalmente nas áreas automobilística, madeireira e de telefonia. De acordo com o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Sul do Brasil, Carlos Infante, os estados do Paraná e de Minas Gerais são os maiores pólos de atuação das empresas de Portugal.
Infante explica que o principal fator da atração para estes estados é a infra-estrutura: “Mão-de-obra qualificada, disponibilidade de energia e complementação do esquema produtivo em vários setores econômicos são alguns dos diferenciais valorizados”.
As vantagens beneficiam não apenas a instalação, mas o crescimento das empresas que já atuam no Brasil. A primeira empresa de telecomunicações 100% digital do Sul do Brasil, a Global Telecom empresa do Grupo Portugal Telecom – vem se destacando pela rápida evolução na sua base de clientes. Atuando no Paraná e em Santa Catarina há quase quatro anos, a empresa conta atualmente com uma carteira de 1 milhão de clientes, número 118% maior em relação à base de assinantes de 2000, quando a empresa possuía 460 mil usuários.
O 1.º Encontro de Empresários Luso-Brasileiros tem o objetivo de integrar os representantes das empresas portuguesas e sentir como elas estão se preparando para futuros investimentos no Brasil. Para isso, o professor do ISAE/FGV, Uriel de Magalhães, vai ministrar a palestra “Cenário Brasileiro e Internacional Tendências e Projeções”. Os participantes poderão esclarecer as principais dúvidas e discutir as tendências do mercado com o economista.
O evento acontece a partir das 19h30, na sede do ISAE/FGV, em Curitiba (Avenida das Torres, 1.341). Mais informações pelo telefone (41) 218 7711.