Empresários paranaenses começam nesta sexta-feira, 18, uma viagem à China, em missão comercial de dez dias que conta com a presença do governador Roberto Requião. País com uma das economias que mais crescem no mundo e responsável pelo maior mercado consumidor do planeta, cerca de 1,3 bilhão de habitantes, os chineses terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Paraná e seu potencial produtivo. A viagem prevê rodadas de negócios, seminários, assinatura de acordos de cooperação, além de encontros com diplomatas e lideranças políticas chinesas.

continua após a publicidade

São pelo menos 20 empresários de diversos setores como agroindústria, alimentos, autopeças, móveis, madeira, piso e químicos, além de secretários de Estado. Além de aumentar o intercâmbio comercial entre o Paraná e a China, a intenção é promover uma troca de projetos nas áreas cultural e tecnológica.

O governo do Estado também pretende ampliar a oferta de soja paranaense ao mercado chinês, país que mais consume o produto.

No roteiro, primeiro a chegada a Beijing (antes conhecida como Pequim) no sábado e já no dia 21 iniciam as rodadas de negócios com empresários chineses. A missão seguirá por Shanghai, Hangzhou (capital da província-irmã do Paraná na China, Zhejiang), e ainda por Hong Kong. A chegada a Curitiba está prevista para o dia 1.º de abril.

Mercado

continua após a publicidade

Até meados de setembro de 2004, a China foi o maior comprador do Paraná, com vendas acima de US$ 1 bilhão, posição perdida para os Estados Unidos apenas nos últimos meses do ano. Mesmo com a segunda colocação, o incremento foi de 50,87% sobre 2003. Os principais produtos exportados pelo Estado para o mercado chinês são soja, óleo de soja bruto e refinado, motores e tratores para semi-reboques.

Nas importações, a China ocupou em 2004 a sétima posição e atingiu vendas acima de US$ 170 milhões com o Estado, um salto de 32,93% sobre 2003. Os principais produtos vendidos ao Paraná foram tecidos em poliéster, ácidos, aparelhos receptores de radiodifusão, aparelhos videofônicos de gravação e reprodução e lâmpadas fluorescentes.

continua após a publicidade