Empresários paranaenses debatem o pós-crise

Será realizado hoje, durante todo o dia, o Congresso Paranaense da Indústria, evento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que reúne no Cietep, em Curitiba, mais de mil pessoas, entre empresários, líderes políticos e trabalhadores do setor.

O foco desta edição será o debate da agenda da indústria paranaense no pós-crise, os desafios a serem enfrentados no futuro próximo e as estratégias de inovação mais importantes para as empresas paranaenses.

Um dos destaques é o workshop com o consultor internacional Brian Bacon, líder no pensamento sobre o papel das empresas na sociedade. Bacon, que é fundador e presidente da Oxford Leadership Academy, ministrará o workshop “Preparando sua empresa para a economia pós-crise: ambiente mais competitivo, novos produtos e nichos de mercado e produção mais sustentável”, às 9h15.

O especialista defende a tese de que a crise não é necessariamente sinônimo de demissão e redução de investimentos, mas um bom momento para reinventar os negócios.

À tarde, às 14h30, acontece o workshop com o analista político Augusto de Franco, netweaver da Escola de Redes, que debaterá a importância da interação entre o poder público e a iniciativa privada na busca pelo desenvolvimento local.

“A nova indústria precisa de novos ambientes inovadores para se desenvolver. Os ambientes atuais das cidades não foram pensados para isso. O desenvolvimento local é fruto de uma sinergia entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, destaca Franco.

O Congresso Paranaense da Indústria vai reunir, pela primeira vez, empresários e representantes do poder público num encontro específico para debater o desenvolvimento local. A idéia é identificar ações que podem ser desenvolvidas em conjunto e estabelecer parcerias em benefício da comunidade.