A produção e venda de máquinas e equipamentos para o setor agrícola está em alta. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), nos cinco primeiros meses do ano, o faturamento neste setor teve um crescimento de 32% – valor bem acima da média geral do segmento que foi de 11% para o período.

Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento das vendas é que boa parte dos agricultores está adquirindo equipamentos novos através de linhas de crédito bancário como o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas, Implementos e Colheitadeiras (Moderfrota). Outras linhas de financiamento como o Pró-fruta, Pró-floricultura e o Pró-irriga ? apresentados pelo Governo Federal durante o lançamento do Plano Safra 2002/2003 ? devem incrementar ainda mais as vendas no setor.

Os agricultores vão contar também na próxima safra de grãos com a liberação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de R$ 18,950 bilhões para custear o plantio, a comercialização e os investimentos. Para o Programa de Apoio à Agricultura Irrigada serão destinados R$ 200 milhões para apoiar projetos de irrigação.

continua após a publicidade

continua após a publicidade