Aproximadamente 20 empresários do comércio varejista, representantes de sindicatos e associações comerciais do Paraná participaram de uma missão técnica, em São Paulo, promovida pelo Sebrae no Paraná, no final do mês de outubro.
Foram visitadas lojas de móveis e decoração, revestimento cerâmico para construção e reforma, loja do setor de eletromóveis de uma rede de forte atuação no Brasil, rede de shopping centers, atacadistas do setor alimentício que atendem também o consumidor final, uma empresa de visual merchandising, que está entre as principais do mercado brasileiro e uma livraria, além do Mercado Municipal, um dos lugares mais tradicionais do varejo paulista e da União dos Lojistas da 25 de Março.
De acordo com Walderes Bello, consultora do Sebrae no Paraná, a "Missão Técnica Varejo Paraná" foi uma excelente oportunidade para os empresários paranaenses, que puderam trocar experiências e conhecer processos de inovação em um grande centro de compras, que é referência nacional.
"A missão técnica superou nossas expectativas. Os empresários viram, ao mesmo tempo, processos de inovação no varejo e uma diversidade de negócios, de vários portes e segmentos. Em todos os lugares foram recebidos pelos executivos das lojas, proporcionando uma conversa de empresário para empresário e um aprendizado menos teórico, já que eles estavam ouvindo alguém que já colocou aquelas estratégias em prática e viu que deram certo", analisa Walderes.
Segundo a consultora do Sebrae, entre os locais visitados, alguns se destacaram, como um supermercado de pequeno porte, no qual a proprietária abordou a sobrevivência do negócio em meio a gigantes e uma unidade de uma grande rede de supermercados, que é pioneira no Brasil no uso de tecnologia RFID, conhecida como "etiqueta inteligente", e que permite que os estoques sejam controlados sem a intervenção humana, pois, ao contrário dos atuais códigos de barras, as etiquetas podem ser lidas à distância.
Uma das visitas serviu como exemplo de otimização de ponto de venda. Walderes conta que o local é considerado uma verdadeira padaria dos tempos modernos, reunindo vários e complementares conceitos em um só local: padaria, lanchonete, café da manhã, almoço, chá da tarde, sopa da madrugada, frios, doceria, adega de vinhos e revistaria. A consultora cita também uma rede de farmácias, presente no mercado há 67 anos, e que é responsável por inúmeras inovações no setor.
Para Umberto Marineu Basso, que é empresário, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de Curitiba e que na Missão Técnica esteve representando a Fecomércio, a experiência foi de grande importância e muito gratificante. "Para mim foi válido tanto como empresário como para o trabalho das entidades em que eu atuo. A diversidade das empresas visitadas foi algo que somou bastante. Tenho três filhos que trabalham comigo na empresa e já indiquei para que eles também participem desse tipo de aprendizado", reforça.
Oscar Luiz Muchau, proprietário de uma empresa de artigos esportivos em Irati, nos Campos Gerais, concorda que outros empresários devem vivenciar esse tipo de experiência. "É um projeto muito válido e foi bastante produtivo. Já tínhamos algumas idéias e com a troca de experiência que tivemos, já estamos colocando em prática. Eu acredito que quem vier a participar vai gostar muito e vai ter muitas oportunidades empresariais", indica Oscar.