O feriado prolongado de Corpus Christi promete injetar R$ 15 milhões na economia dos municípios do litoral do Estado. A estimativa é da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), levando-se em conta a estimativa da descida de 85 mil carros, feita pela concessionária Ecovia, o que representa mais de 150 mil pessoas.
Segundo o presidente da entidade, José Carlos Chicarelli, o feriado é motivo de comemoração para os proprietários de hotéis, restaurantes e prestadores de serviços. “A matemática é simples: o movimento esperado é o dobro de um final de semana normal, com isto o resultado financeiro do final do mês passa a ser positivo, pois em meses de baixa temporada e inverno é de costume o comerciante no máximo suas receitas empatarem, mas a grande maioria termina o mês com o balanço em vermelho”, constata.
A expectativa é de um feriado com visitantes bem distribuídos em todas as cidades do litoral e na Ilha do Mel. “Até os restaurantes das cidades mais afetadas com as chuvas de março (Morretes e Antonina) já apresentam movimento crescente e este feriado será um forte energético para o movimento se aproximar da normalidade”, observa Chicarelli.
Alguns atrativos extras que devem contribuir para um bom fluxo de visitantes, de acordo com ele, são a Festa da Tainha de Paranaguá, o show da Banda Chimarruttis (nesta sexta feira, 22, também em Paranaguá), a Festa de São Pedro de Matinhos, além da programação local de bares. Mas muitas pessoas também devem se dirigir ao litoral para descanso e prática de ecoturismo, aponta Chicarelli.