Brasília – Para empresários do ramo do turismo, o carnaval é menos vantajoso quando acontece perto de outras datas festivas como o reveillon. Integrantes da Associação Brasileira de Viagens do Rio de Janeiro (Abav – RJ) afirmam que o lucro chega a ser 30% menor quando o feriado é no início de fevereiro, como ocorreu esta semana.
Segundo o presidente da Abav no Rio, Luiz Strauss, o ideal seria estipular uma data fixa para a festa, no início de março. ?Se a gente tivesse uma data no início de março, fixa, a gente teria um resultado bem melhor nas vendas?, garantiu.
De acordo com Strauss, no início do ano, o turista costuma estar sem dinheiro, principalmente, por causa de despesas e impostos.
?O mês de janeiro é bastante forte para todo mundo com o pagamento do IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos], do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], de colégio, de universidade, de vários custos que se concentram no mês de janeiro."
"Então, no início de fevereiro, o viajante fica com orçamento comprometido pelas despesas do início do ano?, explicou Strauss. De acordo com a associação, o carnaval carioca movimentou, este ano, cerca de R$ 1 bilhão.
O presidente da São Paulo Turismo, empresa organizadora do carnaval paulista, Caio Carvalho, também concorda que a data do carnaval influencia os lucros do setor.
?Eu admito que para o turismo, de forma global, seria melhor que a data não fosse tão próxima do reveillon. Mas no caso de São Paulo, que é um destino de turismo de negócios e eventos, não fez tanta diferença assim?, explicou Carvalho.
Segundo o presidente da São Paulo Turismo, o carnaval paulista atraiu cerca de 27 mil turistas e gerou uma receita líquida de R$ 40 milhões para a cidade.
O Ministério do Turismo foi procurado pela reportagem, mas preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)