Empresários de Ponta Grossa buscam melhorar o comércio

O Programa VarejoMAIS está, desde 2006 contribuindo para mudar a ‘cara’ do comércio paranaense. Para auxiliar empresários de pequenas empresas do varejo nesse processo, soluções empresariais, que abrangem desde a área operacional até a área estratégica, foram aplicadas, por meio de cursos, orientações e consultorias, a gestores e colaborares que atuam com o comércio de pequeno porte.

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, 24 empresas passaram pelo Programa, em 2010, e fizeram parte de um universo de 1.385 empresas, de
aproximadamente 60 municípios paranaenses, que participaram das ações propostas pelo VarejoMAIS. O crescimento do faturamento e o aumento da competitividade desse comércio de pequeno porte frente à concorrência são alguns dos reflexos da realização do Programa.

Na avaliação do consultor do Sebrae/PR em Ponta Grossa, Gilberto Keserle, ao participarem do VarejoMAIS, os empresários do município demonstraram interesse em buscar qualificação para enfrentar desafios e identificar oportunidades. O consultor explica que as ações do Programa fizeram com que, ao final das atividades, as empresas alcançassem melhorias nos processos de estrutura referentes ao comércio, como atendimento, comunicação e visual de loja e gestão.

“Esse conjunto de ações reflete no aumento da competitividade empresarial. A partir das consultorias, o empresário melhora o layout da loja, a fachada, passa a investir em planejamento estratégico”, observa o consultor do Sebrae/PR.

Em novembro, uma cerimônia foi realizada para encerrar as atividades do VarejoMAIS, no ano de 2010, na região Centro-Sul, que, além de Ponta Grossa, reuniu empresas de Curitiba, União da Vitória, Irati e Paranaguá. A solenidade foi realizada na sede do Sebrae/PR, na capital paranaense, no dia 23, e reuniu empresários, lideranças e representantes de entidades.

Na ocasião, também foram premiadas as empresas que mais se destacaram durante o Programa, com o Prêmio “O Melhor do VarejoMAIS”, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação. De Ponta Grossa, as empresas vencedoras foram Best Idiomas, Referência, e Supermercado Elite, Revelação.

Segundo Keserle, o Prêmio foi criado como uma forma de homenagear os empresários que se destacaram e aplicaram os conceitos repassados durante o VarejoMAIS e, também, estimular outras empresas a buscarem novos patamares de desenvolvimento. “A premiação é um fator que posiciona a loja de uma maneira diferenciada no mercado”, avalia Keserle.

De Ponta Grossa, também foram finalistas ao Prêmio “O Melhor do VarejoMAIS”, as empresas Mottai Motos e Casa Café e Chá, na categoria Loja Referência. A Best Idiomas, ainda concorreu pela categoria Loja Revelação, assim como a Panificadora Bicho Papão.

Os primeiros colocados receberam um troféu, criado pelo artista plástico Luís Galiastri, que simboliza o Deus Mercúrio, o Protetor do Comércio, e poderão utilizar, pelo período de um ano, um selo que indica sua classificação em materiais gráficos e visuais. Já as empresas classificadas em segundo e terceiro lugares,  receberam certificados pelos resultados alcançados.