Empresários da indústria voltam a ter confiança

Depois de seis meses de pessimismo em relação às condições atuais e às perspectivas de futuro, o empresariado paranaense começa a recuperar o otimismo. É o que revela a última pesquisa sobre o índice de Confiança do Empresariado Industrial, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O índice de confiança do empresário paranaense no último trimestre de 2005 chegou a 55,6 pontos, um aumento de 6,5 pontos em relação ao trimestre anterior. Apesar do aumento, o índice é ainda menor em relação ao mesmo período de 2004, que foi de 64,9 pontos e também menor que o último trimestre de 2003, quando o índice de confiança chegou a 62,9.

A pesquisa é coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é realizada trimestralmente em todos os estados junto ao empresariado industrial de todos os setores e todos os portes. Em todo o Brasil, a pesquisa revelou no último trimestre de 2005 um índice de confiança de 57,2 pontos, mostrando também um aumento do otimismo em relação aos seis últimos meses.

No Paraná, a pesquisa mostra que a recuperação do otimismo deve-se mais a medidas internas tomadas pelo empresário para melhorar a produtividade e reduzir custos nas empresas do que em relação ao cenário econômico. ?A avaliação das condições da economia é uma das piores desde dezembro de 2003, quando a pesquisa começou a ser feita?, destaca o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. No último trimestre, este índice ficou em 36,9 pontos, registrando queda em relação ao trimestre anterior, que foi de 39,9.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo