Depois de seis meses de pessimismo em relação às condições atuais e às perspectivas de futuro, o empresariado paranaense começa a recuperar o otimismo. É o que revela a última pesquisa sobre o índice de Confiança do Empresariado Industrial, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O índice de confiança do empresário paranaense no último trimestre de 2005 chegou a 55,6 pontos, um aumento de 6,5 pontos em relação ao trimestre anterior. Apesar do aumento, o índice é ainda menor em relação ao mesmo período de 2004, que foi de 64,9 pontos e também menor que o último trimestre de 2003, quando o índice de confiança chegou a 62,9.
A pesquisa é coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é realizada trimestralmente em todos os estados junto ao empresariado industrial de todos os setores e todos os portes. Em todo o Brasil, a pesquisa revelou no último trimestre de 2005 um índice de confiança de 57,2 pontos, mostrando também um aumento do otimismo em relação aos seis últimos meses.
No Paraná, a pesquisa mostra que a recuperação do otimismo deve-se mais a medidas internas tomadas pelo empresário para melhorar a produtividade e reduzir custos nas empresas do que em relação ao cenário econômico. ?A avaliação das condições da economia é uma das piores desde dezembro de 2003, quando a pesquisa começou a ser feita?, destaca o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. No último trimestre, este índice ficou em 36,9 pontos, registrando queda em relação ao trimestre anterior, que foi de 39,9.